Fifagate: Promotor Garante Que Globo Usou De Paraísos Fiscais Para Enganar A Receita Federal

O promotor Thomar Hildebrand descobriu que uma empresa ligada ao Grupo Globo pagou propina para garantir os direitos de transmissão de torneios como a Copa do Mundo e a Taça Libertadores da América. De acordo com Hildbrand, os valores repassados foram pagos em francos suíços, que chegam a 39 milhões, ou R$ 220 milhões, a João Havelange (ex-presidente da Fifa e CBF) e Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF e que em 2019 foi banido do futebol pela própria Fifa), enquantos os dois dirigentes comandavam o futebol brasileiro.

Nos Estados Unidos, onde ainda continua a investigação contra esquemas de corrupção ligadas a entidade máxima do futebol, chamada de Fifagate, o diretor Alejandro Burzado admitiu que a empresa na qual ele trabalhava na Argentina, em parceria com a Globo e outras empresas, pagaram propina a cartolas sul-americanos pelo monopólio da transmissão dos torneios futebolísticos.

O diretor também denunciou que a Globo participou de uma ‘caixinha’ equivalente a quase R$ 80 milhões pagos ao cartola argentino julio Grondona pelos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030. Esses pagamentos teriam sido realizados pela empresa Globo Overseas, ligada ao Grupo Globo baseada em Amsterdã, na Holanda. O que se torna uma outra forma de evitar pagar impostos no Brasil, burlando a Receita Federal.

A Globo Overseas está envolvida também em outro esquema: a empresa dos Marinho tentou enganar o fisco na compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002, realizada na Coreia do Sul e Japão. A Rede Globo nunca notificou a fiscalização da Receita Federal.

*Informações R7

Publicado por Jota Henrique

Católico, formado em jornalismo em 2016 e desde então uso esse conhecimento na área de comunicação para espalhar o Evangelho. Além do Conservador Notícias, onde eu publico notícias sobre política, economia, e alguns artigos de opinião, também possuo os sites Catequese Digital, voltado mais para o ensinamento da doutrina e história da Igreja Católica, e também o Podium Sports onde eu publico matérias sobre o mundo dos esportes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: